Pensando nas melhores formas da criança se interessar pelo mundo da literatura e aprender com ela, escolhemos os melhores livros do mundo infantil para que elas se aventurem em uma alegre e agradável aventura.
O que chama atenção de uma criança em um livro? As ilustrações, desenhos coloridos que ajudam na imaginação e a desenvolver inteligência e criatividade no cérebro do menino e da menina.
Não é atoa que alguns pais ou na escola já incentivam o pequeno aluno a prática da leitura. Afinal, é algo que levamos para a vida toda, aprendendo a interpretação de texto para resolver exercícios, fazer ENEM, vestibular, concursos etc…
Por esse e outros motivos que a prática da leitura e educação vem desde pequenino, como diz o ditado: “A educação vem do berço”.
Selecionamos os 10 melhores livros para crianças e juvenis dos principais e mais conhecidos autores como: Monteiro Lobato, Lewis Carroll entre outros. Por serem clássicos da literatura infantil, são livros ótimos para dar de presente.
Muitas dessas fábulas e contos estão disponíveis no Kindle Unlimited. Experimente grátis por 30 dias e tenha acesso a mais de 1 milhão de livros para ler a qualquer hora, em qualquer dispositivo.
O Patinho Feio, Hans Christian Andersen
O Patinho Feio, é um conto envolvente escrito pelo autor Hans Christian Andersen. A história ensina lições que aumentam a moral da criança, por isso é um dos mais lidos e queridos pelo público infantil.
A história se passa em uma floresta, onde uma mamãe patinha choca seus ovos e dias depois nasce seus filhotinhos, mas um deles era diferente de todos seus irmãos, aos olhos de todos era muito feio, por isso era sempre tratado com desprezo.
Um belo dia ele foi expulso de casa por sua mãe dizendo que ele era a vergonha da família. Com isso teve que aprender a viver sozinho à beira de um lago, até que um dia encontrou alguns cisnes, foi quando sua vida mudou.
Não só ele descobriu que não era um patinho feio, mas que quando crescesse se tornaria um lindo cisne.
Informações sobre o livro:
- Autor: Hans Christian Andersen
- Gênero: Conto infantil
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 32
O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe é um clássico adorado por leitores de todas as idades. Porém, foi escrito como livro infantil, sendo um belo conto do saudoso autor Antoine de Saint-Exupéry.
Seu personagem principal é uma criança frágil e de cabelos claros que vive em meio ao deserto. Quando um piloto cai com seu avião no mesmo lugar habitado pelo pequeno príncipe.
Ali começa a amizade entre os dois, eles com sua convivência repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Uma história mágica, sensível, comovente criada há mais de 70 anos (1943).
Informações sobre o livro:
- Autor: Antoine de Saint- Exupéry
- Gênero: fábula, literatura infantil
- Data da última edição: 2015
- Número de páginas: 144
As Aventuras De Pinóquio, Carlo Collodi
Publicada em 1883, As Aventuras De Pinóquio é uma obra original do autor Carlo Collodi, conhecido mundialmente como o menino de madeira.
Em um dia inesperado aparece a “madeira falante” na oficina do mestre Cereja. Apavorado, ele presenteia o amigo Gepeto com a peça de madeira viva.
O Senhor se torna o dono do boneco de pau, daí por diante Pinóquio já começa com suas estripulias, e seu pai descobre um engraçado detalhe, que quando o menino de madeira diz uma mentira, seu nariz cresce.
No desenrolar da história haverá a transformação de boneco para menino. O sucesso dessa história foi tamanha que virou desenho e até filme.
Informações sobre o livro:
- Autor: Carlo Collodi
- Gênero: Livros infantis
- Data da última edição: 2002
- Número de páginas: 192
O Menino Maluquinho, Ziraldo
O Menino Maluquinho, além de estar na lista dos clássicos, muitos dos que são pais hoje, também cresceu lendo ou assistindo o programa na TV. Pois, ganhou espaço até nas telinhas pensando no público infantil.
Publicado em 1980 pelo autor Ziraldo Alves Pinto, traz a história de uma criança alegre e sonhadora, que com seu jeitinho de menino alegrava o seu lar, com uma boa imaginação e fantasia, por isso era chamado de “maluquinho”.
Ele conseguia transformar o triste em alegre, o feio em bonito, fazendo de sua vida um parque de diversão.
Informações sobre o livro:
- Autor: Ziraldo Alves Pinto
- Gênero: Comédia Infantil
- Data da última edição: 2008
- Número de páginas: 112
Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato
É claro que não poderíamos deixar de fora as histórias do Monteiro Lobato, uma delas é o conto: “Reinações de Narizinho”.
Apesar de o tema do livro ser voltado a personagem Narizinho, quem mais se destaca é Emília, sua boneca e amiga de pano falante.
O livro Reinações de Narizinho foi onde tudo começou, sendo o início de uma das histórias mais marcantes da infância dos brasileiros, o Sítio do Picapau Amarelo.
Informações sobre o livro:
- Autor: Monteiro Lobato
- Gênero: Ficção infantil e Juvenil
- Data da última edição: 2014
- Número de páginas: 376
As Melhores Aventuras Do Sítio Do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato
História de aventura, humor, imaginação, que o leitor consegue se envolver até a última página, mais um dos destaques do reconhecido autor Monteiro Lobato.
As Melhores Aventuras Do Sítio do Picapau Amarelo reúne todos os contos baseados na história do folclore brasileiro escrito entre 1920 e 1947, a obra que tem atravessado gerações representa bem a literatura infantil brasileira.
O principal cenário é o sítio com inúmeras personagens ilustres como Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Emília, Pedrinho entre outros.
Informações sobre o livro:
- Autor: Monteiro Lobato
- Gênero: Fantasia
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 640
Uma Canção de Urso, Benjamin Chaud
O livro Uma Canção de Urso foi escrito por Benjamin Chaud e publicado em 1938, faz parte do gênero da literatura Infantil onde os pequenos leitores são convidados a acompanhar uma divertida busca.
Papai Urso está dormindo, quando a hibernação está prestes a começar. Mas uma abelha muito atrasada passa rapidamente em frente a porta espalhando um bzzzzzz. Seu filhinho Ursinho logo vai atrás da abelha em busca de mel.
Seu pai irá embarcar numa busca divertida, até encontrá-lo. Apresenta coloridas ilustrações para alegrar e manter o interesse das crianças.
Informações sobre o livro:
- Autor: Benjamin Chaud
- Gênero: Literatura Infantil
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 32
Tem Um Tigre No Jardim, Lizzy Stewart
Quer se aventurar e sair do tédio? Aqui te indicamos uma divertida obra infantil da autora Lizzy Stewart para crianças lerem e brincarem com a imaginação.
Tem Um Tigre No Jardim é uma aventura da menina Nora que vai passar uns dias na casa de sua avó. Cansada e entediada de brincar com seus brinquedos, sua avó lhe convida para brincar no jardim e procurar um tigre que apareceu ali mais cedo.
Será mesmo um tigre? Todos nós sabemos onde tigres moram, mas também podemos ser mais criativos quando aproveitamos de nossa imaginação. Esse livro estimula a criatividade nas crianças, abrindo a mente para enxergar outras possibilidades.
Informações sobre o livro:
- Autora: Lizzy Stewart
- Gênero: Escola e Ensino
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 150
Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll
Já ouviu falar da história do livro Alice no País das Maravilhas? Alice é uma bela jovem de cabelos loiros e muito curiosa que segue um Coelho Branco que só ela conseguiu ver, chegando em sua toca, ela cai em um buraco profundo, viajando para outra realidade.
Num mundo repleto de animais misteriosos e fantasiosos, a protagonista vive uma aventura perigosa fazendo parte de um julgamento sem sentido pela Rainha de Copas, uma tirana que mandava cortar a cabeça de todos que a incomodavam.
Lewis Carroll escreveu seu livro em 1865, um grande sucesso dos clássicos do livro e do filme. Hoje é um clássico da literatura fantasiosa com vários filmes e até jogos com a história da personagem.
Informações sobre o livro:
- Autor: Lewis Carroll
- Gênero: Fantasia
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 224
Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos
Meu Pé de Laranja Lima é um dos clássicos da literatura brasileira para pré-adolescentes. Escrito pelas mãos do autor José Mauro de Vasconcelos em 1968, narra a história de um garotinho de 6 anos.
O protagonista é Zezé, que mora em um bairro humilde na zona norte do Rio de Janeiro. Com seu pai está desempregado e sua família passando por dificuldades, enquanto a criança apenas brinca sem noção do que se passa na vida deles.
Uma criança que responde os mais velhos e vive causando pequenos desastres. Por isso, sofre com as surras e sermões de sua irmã mais velha e de seu pai, lhe fazendo desanimar da vida.
Zezé passará por momentos de dor e perda, onde as suas alegrias sem preocupações já não fazem parte da mesma página. É uma história que retrata bem a realidade de algumas famílias brasileiras.
Informações sobre o livro:
- Autor: José Mauro de Vasconcelos
- Gênero: Romance Juvenil
- Data da última edição: 2019
- Número de páginas: 232