livros sobre ciúmes

Melhor Livro para Aprender a Controlar o Ciúme

O ciúme está atrapalhando sua vida e relacionamento? Quer um livro sobre ciúmes que ajude você a controlar ou lidar com esse problema? Está no lugar certo! Aqui separamos livros com exercícios para ajudar a controlar esse sentimento. 

Todo mundo já deve ter ouvido aquela frase: “Ah, mas quem ama sente ciúmes”. De fato, queremos zelar e cuidar de quem amamos. 

Mas você sabia que existem vários tipos de ciúmes e alguns nada saudáveis? Como saber se esse sentimento é comum ou possessivo? É o que você irá descobrir agora.

Tipos de Ciúmes: 

  • Ciúmes saudáveis: Aquele ciúme de momento e pouco frequente, proporcional ao motivo, sem exageros, onde o companheiro vê seu relacionamento como uma relação valiosa ou que tem apreço e consegue resolver de forma mais pacífica. 
  • Ciúme romântico: Conhecido como proteção, um pouco de medo emocional e comportamental a determinadas circunstâncias que possa ameaçar o relacionamento a dois, exemplo: (existência de uma terceira pessoa real ou imaginária) 
  • Ciúme afetivo de parentesco: Ciúmes de pais, irmãos, primos, avós, tios, filhos, parentes em geral, sensação de dividir ou disputar a atenção, dedicação ou achar que ama mais fulano que a própria pessoa enciumada.   
  • Ciúmes emocionais: a pessoa se sente ameaçada com pessoas próximas de seu parceiro(a), uma amiga ou amigo, até mesmo um familiar ou colega de trabalho.  
  • Ciúme baseado em paranoia: Cria caso por qualquer motivo, exemplo: vigia os passos do parceiro, evita apresentar aos amigos, palpites na vestimenta, evita participar de eventos, entre outros.
  • Ciúme patológico: Suspeitas imaginárias sem fundamento, sem corresponder a realidade do seu companheiro, exemplo: sempre procurando saber se seu namorado(a) está te traindo, perde o controle com facilidade e tem atitudes violentas, quer atenção exclusiva.
  • Ciúme Obsessivo: Intenso, fora do comum, obsessão e controle sobre o seu parceiro(a), que pode acabar resultando em agressões verbais ou até mesmo físicas.

Uma pergunta para você que se considera ciumento(a) deveria fazer a si mesmo: será que o ciúme em excesso do(a) parceiro(a), evita que você seja traído? Seu relacionamento se baseia na confiança e no caráter de ambos para ter um namoro ou casamento saudável.    

Como manter um relacionamento saudável e reduzir ou controlar o excesso de ciúmes: 

  • Primeiro passo é reconhecer que você é uma pessoa ciumenta e o nível de ciúmes.
  • Trabalhe a sua autoestima, antes de amar o seu próximo, pratique o amor-próprio, mas sem menosprezar o seu parceiro. 
  • Se estiver no começo do relacionamento, deixe bem claro as suas intenções, para não haver desentendimentos ou inseguranças futuras.
  • Trabalhe a confiança em qualquer relação, amizade, namoro, casamento, dialogue sempre, evite brigas, o diálogo sempre funciona, fale sobre os comportamentos do seu parceiro(a) que lhe causa desconfiança, mas tenha sempre em mente que não é possível mudar as pessoas.
  • Evite comportamentos controladores, é impossível controlar a liberdade do seu namorado(a), nem sempre vai agir exatamente como você deseja, são duas pessoas com pensamentos diferentes, procure uma maneira de se encaixar na vida do outro. Antes de se relacionarem, cada um já tinha suas vidas e compromissos.
  • Não viva no passado, se seu companheiro anterior te traiu, não significa que você atualmente esteja namorando uma pessoa da mesma índole, foque na positividade do seu relacionamento atual. Ambos devem abandonar as inseguranças que já não fazem parte de suas vidas.
  • Já tentou várias maneiras de controlar o sentimento de ciúme, mas ainda continua enciumado de forma que não pareça saudável, procure ajuda de um psicólogo.

Gostou dessas dicas? Você pode aprender inúmeras maneiras de controlar o ciúme e preservar o seu relacionamento com os 10 melhores livros sobre ciúmes que vão te salvar desse sentimento:

1. A Cura Do Ciúme: Aprenda A Confiar, Supere a Possessividade E Salve Seu Relacionamento, Robert L. Leahy

Segundo a psicologia é normal sentirmos ciúmes de quem amamos, aquele sentimento de cuidado, de querer bem, de não querermos perder alguém que foi tão difícil de encontrar. 

Mas e quando esse afeto se transforma em possessividade? Nas famosas armadilhas que a nossa mente cria? Como lidar? Muitas das vezes acaba afastando pessoas queridas de nossas vidas. 

O autor Robert L. Leahy mostra em sua leitura não só perguntas, mas respostas do porquê tanto ciúme e como parar com ações que podem resultar em consequências negativas no relacionamento. 

Informações sobre o livro:

  • Autor: Robert L. Leahy
  • Gênero: Emoção e Ciúmes 
  • Ano da Última Edição: 2019
  • Número de Páginas: 192

2. Amar ou Depender? Como Superar O Apego Afetivo E Fazer Do Amor Uma Experiência Plena E Saudável    

Deseja aprender como ter inteligência emocional no relacionamento? Afinal o convívio é a dois, imagine se seu parceiro começasse a agir como você? De formas exageradas no namoro, casamento que você se sentiu tão esgotado a ponto de terminarem?

O livro é seu grande amigo para instruí-lo a abrir mais a mente, evitando muitos transtornos sem motivo. Ter autocontrole e respeito pela pessoa que faz parte da sua vida são os pilares para fazer seu relacionamento ser mais fortalecido. 

Qual é melhor? Amar ou depender? Se ama uma pessoa você não machuca os sentimentos dela, não é egoísta e conseguem ser mais felizes, mas a dependência emocional resulta em sentimento de medo, baixa autoestima, falta de confiança e maturidade.

Informações sobre o livro:

  • Autor: Walter Riso
  • Gênero: Saúde Emocional
  • Ano da Última Edição: 2021
  • Número de Páginas: 192 

3. Ansiedade 3: O Medo da Perda Acelera a Perda 

O autor cita uma pequena frase que fala: “Sentir ciúmes é sinal que falta algo dentro de nós“, mas o que pode ser esse vazio? Amor-próprio, falta de confiança, inferioridade ou algum trauma do passado. 

Existem momentos em que se deixar ser levado pelo pensamento ciumento ou negativo, você acaba depositando suas negatividades e inseguranças na pessoa que está ao seu lado.

A leitura vai te ensinar de uma forma simples, porém bem profunda, com clareza e lições sobre o ciúme e o impacto nocivo sobre o relacionamento. É essencial para aqueles que desejam compreender a causa desse sentimento e sua relação com toda essa ansiedade.  

Informações sobre o livro:

  • Autor: Augusto Cury
  • Gênero: Auto Ajuda 
  • Ano da Última Edição: 2017
  • Número de Páginas: 128

4. Vencendo o Ciúme: 50 perguntas e Exercícios para Melhorar o Seu Relacionamento   

André Barbosa tem o intuito de salvar seu relacionamento, quando o assunto é ciúme excessivo. O autor que teve a ideia de escrever o livro Vencendo o Ciúme, baseado em suas experiências de estudo e trabalho como psicólogo.

Uma das atividades que mais funcionam segundo profissionais da área da psicologia é a terapia cognitiva comportamental, que tem funcionado para a maioria dos pacientes que buscam ajuda quando o assunto é dependência amorosa.  

Mais do que apenas uma simples leitura, mas 50 perguntas e exercícios para controlar os ciúmes naqueles que têm dificuldades de reconhecer ser ciumento(a). Além de mudar a maneira de pensar e até mesmo agir, gerando desconforto em você e ao seu cônjuge.

Informações sobre o livro:

  • Autor: André Barbosa 
  • Gênero: Terapia Emocional
  • Ano da Última Edição: 2021
  • Número de Páginas: 50

5. Ciúme Patológico: Passando dos Limites  

O que significa a frase Ciúme Patológico? É um transtorno obsessivo em controlar o parceiro(a), fazendo visitas inesperadas sem avisar, seguir seu namorado(a) e tem dificuldades de separar o que é real, imaginário e fantasioso.

É uma dor que entristece não somente a pessoa que é vítima das obsessões de seu parceiro, mas uma dor que maltrata muita gente que vive com esse problema dentro de si. 

Sabia que você pode encontrar uma saída, formas de lidar com esse sentimento e tratamentos que vão te ajudar a encontrar tranquilidade, felicidade, bem-estar ao lado de quem você tanto ama. Tudo que você precisa saber está aqui. 

Informações sobre o livro:

  • Autor: Giorgia Matos 
  • Gênero: Psicologia, Aconselhamento e Autoajuda 
  • Ano da Última Edição: 2017
  • Número de Páginas: 128

6. Ciúme: O Lado Amargo Do Amor

Amar e ser amado é uma das experiências mais agradáveis da vida, algo que não tem preço. Mas existe o lado ruim desse amor? Para muitos casais pode haver um lado amargo: o sentimento que muitos temem o ciúme. 

Mas como controlar algo que pode prejudicar muitos casais a serem felizes juntos? Segundo o autor psiquiatra e psicoterapeuta, o ciúme nos homens tem um nítido caráter de competição e de extrema intolerância, teme ser passado para trás ou ser traído.

Após atender inúmeras pessoas em seu consultório com problemas emocionais envolvendo o ciúme excessivo, Eduardo Ferreira Santos cria sua leitura com o foco de ajudar pessoas, não somente casais, mas irmãos, familiares e amigos.    

Informações sobre o livro:

  • Autor: Eduardo Ferreira Santos 
  • Gênero: Combatendo o Ciúme 
  • Ano da Última Edição: 2007
  • Número de Páginas: 112

7. Superando o Ciúme Retroativo: Um Guia para Superar o Passado de sua Parceira e Encontrar a Paz 

Para o livro o que significa o ciúme retroativo? É quando se relaciona com uma pessoa com dificuldades de aceitar ou fica incomodado com o passado amoroso de sua atual parceira, onde esse tipo de pensamento pode virar neurose, causando alteração de humor e neuroses. 

Mas calma, se você tem agido assim e tem esse tipo de dificuldades no seu relacionamento, Zachary Stockill tem um guia perfeito de autoajuda, para ajudá-lo a superar esse passado e encontrar a paz. 

O autor propõe exercícios na sua rotina diária que vão eliminar pensamentos intrusivos e “filmes mentais” assim que surgirem ideias negativas na sua mente. Escrito por um alguém que enfrentou e superou o ciúme retroativo.  

Informações sobre o livro:

  • Autor: Zachary Stockill
  • Gênero: Auto Ajuda e Superação
  • Ano da Última Edição: 2020
  • Número de Páginas: 104

8. Codependência Nunca Mais: Para De Controlar Os Outros E Cuide De Você Mesmo 

Nessa leitura você vai acompanhar várias histórias reais de pessoas que viveram a codependência: temem a independência do outro, tem muita necessidade de aprovação, sentem-se responsáveis pela emoção de seu próximo, ciúmes exagerados, tem dificuldades em dizer não, uma “corrente emocional”.

Melody Beattie é umas das autoras de autoajuda mais admiradas de seu país, sua obra “Codependência Nunca Mais” já vendeu mais de 5 milhões de exemplares. Escrito pela pessoa que passou por fases ruins como o abandono, divorcio e a perda de um filho.

Fala sobre pessoas que se doam constantemente a outros, mas que não sabem como receber, ou absorvidas pelos problemas de seu companheiro (a) e não tem tempo para identificar ou resolver seus próprios contratempos.

Informações sobre o livro:

  • Autor: Melody Beattie
  • Gênero: Auto Ajuda 
  • Ano da Última Edição: 2013
  • Número de Páginas: 322

9. As Regras de Ouro dos Casais Saudáveis: Um Fascinante Programa para Desenvolver a Emoção

Enquanto muitos casais vivem brigando por coisas tolas como ciúmes, coisas pequenas por falta de maturidade, o casal inteligente tem a mente mais madura, resolvendo os fatos com base no diálogo, espontaneidade e romance. 

Para que perder tempo e energia com tantas coisas banais? Ao invés disso, foque em fortalecer e trazer leveza para o seu relacionamento. Mas como fazer isso? O que deve ser feito? Como me livrar dos medos, manias, sofrimento por antecipação e irritabilidade? 

No livro as “Regras de Ouro Dos Casais Saudáveis” você vai encontrar os princípios da sabedoria para colocar em prática e transformar sua vida amorosa em leveza, paz e amor.

 Informações sobre o livro:

  • Autor: Augusto Cury
  • Gênero: Inteligência Emocional de Casais   
  • Ano da Última Edição: 2020
  • Número de Páginas: 184 

10. Ciúme, O Medo Da Perda

Para Eduardo Ferreira Santos, o ciúme traz consigo uma série de sentimentos negativos e torturantes, como o medo da perda de alguém, dependência emocional, baixa autoestima, depressão e desespero.  

Segundo o autor, quando esse “apego” extrapola o limite do razoável, pode atingir níveis insuportáveis, como a história de sua paciente, que há anos vem sofrendo um ciúme doentio do seu marido. Ele cita em seu livro a história dessa moça como um dos seus exemplos. 

Escrito por um grande profissional da psicologia, psiquiatria e psicoterapia com a intenção de ajudar a vida de muitas pessoas que não conseguem lidar ou controlar essas emoções intensas e prejudiciais. 

 Informações sobre o livro:

  • Autor: Eduardo Ferreira Santos
  • Gênero:  Transformação Pessoal
  • Ano da Última Edição: 2003
  • Número de Páginas: 256
O Leitor é um pseudônimo do criador desse blog, seu objetivo é registrar os melhores livros e criar listas para ajudar pessoas a começar suas leituras com as melhores obras já publicadas, em diversos assuntos.

Deixe uma resposta