Livros de copywriting

11 Melhores Livros de Copywriting e Vendas Online

Quer aprender sobre copywriting? Conheça os 11 melhores livros de copywriting que são leitura obrigatória para iniciantes e profissionais!

Nem todo mundo pode gastar milhares de reais em um curso de copywriting, muito menos atender a seminários de copywriters renomados. Por isso os livros são a forma mais econômica de aprender a arte de vender com palavras e histórias.

Com os livros que selecionamos aqui você terá uma base sólida não só para começar a trabalhar no ramo, como melhorar seus conhecimentos já adquiridos. Porém lembre-se, o conhecimento só é adquirido através da prática.

Estes livros foram escolhidos a dedo para figurar em nossa lista. Dessa forma, achamos que estes 11 livros sobre copywriting são os melhores atualmente para quem está iniciando e para profissionais.

O primeiro da lista – “Scientific Advertising” – por exemplo, é leitura obrigatória devido ao seu conteúdo ser extremamente valioso e servir de base para todos os livros sobre copywriting escritos posteriormente.

Ao ler esses livros, você terá uma base sólida para entender e criar anúncios e cartas de vendas poderosas e eficazes em converter visitantes em clientes. Há alguns que estão disponíveis exclusivamente em inglês, mas adicionamos também livros em português (traduzidos) e de ótimos copywriters e autores brasileiros.

Scientific Advertising, Claude Hopkins

Scientific Advertising, Claude Hopkins

Scientific Advertising ou “A Ciência da Publicidade”, o livro que mudou a vida de David Ogilvy, um dos maiores nomes na publicidade mundial. Esse livro é leitura obrigatória para qualquer um que deseja se aventurar pelo mundo do copywriting ou marketing direto.

Escrito por Claude Hopkins e publicado primeiramente em 1923 é atemporal e considerado por muitos o melhor livro sobre copywriting e marketing já publicado. Ele contém princípios e fundamentos que prevalecem até os dias de hoje, podendo ser aplicado no marketing digital e nas estratégias de cópia de copywriters.

Hopkins é ninguém menos que a inspiração de vários dos copywriters que se tornaram lendas como; David Ogilvy já mencionado, John Caples, Lester Wunderman, Dan Kennedy, Jay Abraham e Frank Kern. Todos estes geraram e ainda geram milhões de dólares todos os anos vendendo através da escrita online e offline.

Recomendamos como o primeiro livro que você deve ler se deseja se tornar o melhor copywriter que pode ser. Está disponível tanto em inglês em seu formato original (recomendado), ou caso não saiba tão bem inglês, está disponível em português.

O importante é ler e reler, até assimilar todos os fundamentos e conceitos que foram testados de forma minuciosa e cientificamente pelo gênio da publicidade Claude C. Hopkins.

As Armas da Persuasão, Cialdini

As Armas da Persuasão, Cialdini

Esse livro de Robert Cialdini deve ser lido por todas as pessoas que trabalham com vendas (ou não quer ser manipulado), seja para copywriting, marketing, vendedores etc. Ele contém várias dicas valiosas que mostram como funciona a psicologia da persuasão e porque fazemos o que fazemos.

Ele não é fundamentalmente um livro sobre copywriting, muito menos sobre marketing, mas sim para alertar consumidores sobre as técnicas de vendas e manipulação usadas para fazer com que eles comprem e consumem produtos que vendedores natos os oferecem.

Então, pode-se dizer que você terá proveito aprendendo o que não fazer, já que conta com exemplos reais de vários nichos de acertos e erros ao tentar influenciar seus prospectos e clientes.

Dessa forma, é leitura obrigatória para todos, de iniciantes copywriters a consumidores. A partir desse livro, você entenderá os truques que marketeiros e copywriters profissionais usam em suas copys para manipular e fazer com que você tire a carteira e compre o produto anunciado.

Quando li esse livro ele estava disponível apenas em inglês, felizmente hoje é possível adquiri-lo na Amazon em português. Caso esteja entrando agora no mundo do marketing digital, copywriting e quer melhorar seus resultados e vendas (além de se vacinar contra táticas de vendas), recomendo que leia Armas da Persuasão de Robert Cialdini.

Ogilvy on Advertising, Ogilvy

Ogilvy on Advertising, Ogilvy

Pegar o cérebro do criador da maior agência de publicidade do mundo não é má ideia, não concorda? Nesse livro, David Ogilvy disseca sua experiência, truques e métodos que farão você conseguir escrever e criar anúncios de impacto, aumentando as vendas e lucratividade de sua empresa ou de clientes.

Infelizmente esse livro está disponível apenas em inglês, mas acostume-se, a maioria das grandes obras em copywriting estão. Afinal, é nos Estados Unidos que se tornou popular a arte de vender com palavras, e esse livro é indispensável para entender a história da propaganda, como criar anúncios que funcionam, como criar e gerenciar uma agência e o futuro da propaganda.

Recomendo a leitura desse livro para copywriters, profissionais de publicidade e marketing que querem entender os princípios fundamentais da comunicação e venda pela escrita. Embora tenha sido escrito há anos e não há exemplos de marketing digital, os princípios são os mesmos. Poucos conhecem esse livro, mas pode ter a certeza que todos os melhores copywriters leram Ogilvy On Advertising.

The Adweek Copywriting Handbook, Joseph Sugarman

The Adweek Copywriting Handbook, Joseph Sugarman

Joe Sugarman faz parte do A-Team dos copywriters americanos, suas cópias, páginas de vendas, anúncios geraram centenas de milhões de dólares em vendas tanto para clientes. Tamanho sucesso o tornou um dos copywriters mais respeitados na comunidade, e é, até hoje, mentor de vários copywriters.

Em seu livro The Adweek Copywriting Handbook, Joseph ensina de maneira fácil de compreender táticas de vendas que tornam um texto um imã de vendas. Sem deixar a criatividade de lado, esse guia ensina como qualquer pessoa pode melhorar sua escrita e aumentar a resposta de clientes e prospectos.

Recomendamos esse livro para todos os copywriters e empreendedores que querem melhorar as vendas de seus produtos ou serviços. Após lê-lo, você melhorará não apenas sua escrita, mas saberá como provocar, motivar e incitar até o mais teimoso e inseguro dos prospectos a adquirir seus produtos ou serviços.

Gatilhos Mentais, Gustavo Ferreira

Gatilhos Mentais, Gustavo Ferreira

Gatilhos Mentais do autor Gustavo Ferreira é um livro de receitas para copywriters de qualquer nível, mas principalmente iniciantes. Nele, você encontrará “gatilhos” que aplicados de maneira correta irão aumentar o desempenho e performance de suas redações, artigos e cópias de venda.

Essas estratégias são uma espécie de receita de bolo, que, aliado ao ensinamento de outros livros, formam uma base poderosa para você se tornar um copywriter melhor. Além disso, ensina como desenvolver estratégias de comunicação para cada tipo público, essencial para obter sucesso e aumentar as vendas em qualquer mercado.

Recomendamos esse livro para copywriters de todos os níveis e iniciantes em marketing digital. De fácil leitura e compreensão, você obterá informações valiosas que irão não somente te ajudar a escrever melhor, mas aumentar a influência de suas palavras sobre os prospectos. Dessa forma, o livro Gatilhos Mentais se paga e é um dos melhores livros de copywriting em português.

The Ultimate Sales Letter, Dan Kennedy

The Ultimate Sales Letter, Dan Kennedy

Se você está decidido a se tornar um grande copywriter algum dia, indubitavelmente terá que escrever páginas de vendas. Aí meu amigo(a), você precisará ter em seu arsenal um diferencial que esse livro poderá lhe proporcionar; como criar uma página de vendas que atrai interesse e aumenta as vendas.

Dan Kennedy é uma lenda na comunidade americana de Copywriting, com vários livros publicados, geralmente seus livros são bastante pessoais, onde ele compartilha suas experiencias e histórias. Esse não é diferente, com histórias e exemplos práticos de como tornar até o mais sem graça dos produtos em um campeão de vendas.

Recomendo esse livro para copywriters de qualquer nível, donos de negócios, vendedores e empreendedores. Após ler The Ultimate Sales Letter você terá não só uma melhor ideia de como escrever uma página de vendas que converte, como psicologia e truques por trás destas que as tornam tão magnéticas e bem-sucedidas.

Copywriting, Paulo Maccedo

Copywriting, Paulo Maccedo

Antes de mais nada, para se tornar um copywriter você deverá pensar como um. Entrar na mente do prospecto que mais poderá se beneficiar de seu produto ou serviço é essencial para obter sucesso. É exatamente isso que esse livro irá te ensinar, e por isso é tão importante e está na lista dos livros essenciais de copywriting.

Ao contrário de alguns livros que você possa ter lido, e até alguns que estão sendo recomendados aqui, este não apresenta exemplos ou fórmulas. A ideia do autor é ajudar quem lê esse livro para pensar como um copywriter, não mais dependendo de gatilhos mentais pré-concebidos, fórmulas de persuasão e frases que vendem.

Devido a isso, recomendamos para quem realmente quer se tornar um copywriter profissional, aprendendo o processo mental que inspira a escrever bem. Paulo Maccedo é um dos melhores copywriters do Brasil, e seu livro é fenomenal, fácil de ler e entender e extremamente didático.

The Copywriter’s Handbook, Robert W. Bly

The Copywriter’s Handbook, Robert W. Bly

Robert W. Bly apresenta no livro The Copywriter’s Handbook uma metodologia excelente para copywriters iniciantes. De forma simples e prática, apresenta os fundamentos de uma boa redação, como facilidade para ler, ganchos emocionais, estruturação e insights essenciais para manter o publico interessado no que você está oferecendo.

Após ler esse livro, você terá uma ótima ideia e ponto de partida para escrever títulos magnéticos, manter sua redação interessante e concisa, atrair e manter a atenção, criar interesse e fechar a venda.

E o melhor, é atual, com passo-a-passo e exemplos de técnicas para websites, e-mail marketing, redes sociais, anúncios, páginas de vendas e mala direta.

Recomendamos para copywriters de qualquer nível, além de fundamentos que ajudaram Robert a se tornar um dos melhores copywriters da história, ele ensina que para ser um bom escritor você deve escrever do coração.

Esse livro de Robert Bly apresenta insights que não irá encontrar em nenhum outro livro, principalmente com a motivação que será necessária nesse ramo tão competitivo e delicado do mundo das vendas por palavras.

How to Write Copy that Sells, Ray Edwards

How to Write Copy that Sells, Ray Edwards

How to Write Copy that Sells, “Como Escrever Cópia que Vende” em português, esse livro de Ray Edwards entra na lista dos melhores livros de copywriter para marketing digital. Devido a várias revisões, está atualizado para os dias atuais.

A ideia de Ray Edwards adicionará a sua técnica a mentalidade de vender de forma sutil, sem parecer que está empurrando o produto ou serviço para o cliente em potencial. Essa habilidade é o que separa os copywriters comuns aos de elite, a arte de vender sem “vender”.

Recomendamos esse livro em inglês como leitura obrigatória para qualquer um que queira melhorar a escrita e suas técnicas de venda. Por isso, até mesmo copywriters experientes ou marketeiros digitais podem se aproveitar das técnicas para e-commerce, e-mail marketing, inbound marketing, redes e mídias sociais, cartas de venda etc.

Não me Faça Dormir, Natanael Oliveira

Não me Faça Dormir, Natanael Oliveira

Um dos grandes desafios de copywriters iniciantes (e até experientes) e manter o publico interessado durante toda a página de vendas. Essa habilidade de manter o leitor interessado é muitas vezes menosprezado, mas essencial para engajar e despertar o desejo do prospecto em seu produto ou serviço.

No livro “Não Me Faça Dormir”, o autor Natanael Oliveira ensina como manter o interesse do seu cliente em potencial na sua carta de vendas. Afinal, vivemos na era da informação onde tudo está a um clique de distância, e como manter seu cliente interessado no que você tem a oferecer se não souber como o engajar de verdade?

Recomendamos esse manual para copywriters e iniciantes no marketing digital, apesar de ter dicas e truques para todos os níveis. Se você quer aprender ou aumentar o seu arsenal de táticas para vender pela internet, ler esse livro é uma obrigação!

Palavras que Vendem Milhões, Gustavo Ferreira

Palavras que Vendem Milhões, Gustavo Ferreira

Palavras que Vendem Milhões é outro livro copywriting Best Seller do Gustavo Ferreira. Nele, você encontrará exatamente isso, palavras com alto poder de persuasão, e quando utilizadas em suas cópias e páginas de venda, tem o potencial de alavancar resposta e aumentar vendas e leads.

Não é exatamente um livro para ler, e sim para ter em mãos todas as vezes que precisar de inspiração para escrever um anúncio ou página de vendas. Todos copywriters de elite tem um “cheat sheet” ou “colinha”, com palavras, headlines (títulos), frases e exemplos com eficácia comprovada para quando falta inspiração.

Esse livro é exatamente isso, uma receita com técnicas, frases, modelos de cartas de vendas, roteiros e tudo que você precisa para se inspirar a criar a cópia perfeita para seu cliente ou próprio negócio.

Recomendamos Palavras Que Vendem Milhões para copywriters iniciantes e avançados, já que contém cópias, cartas de vendas e anúncios que venderam bilhões de dólares. É a maneira mais fácil de começar a escrever suas próprias copias e experienciar em primeira mão o poder de uma redação ou carta bem escrita.

Leia e use as fórmulas criadas e comprovadas feitas pelos maiores copywriters do planeta. Cashvertising de Drew Eric Whitman (em inglês) é outro excelente livro com temática parecida com a desse livro.

Como aprender copywriting de verdade:

Foco e prática, não adianta comprar todos os livros selecionados aqui e querer ler todos antes de começar a colocar em prática. Nesse ramo é comum achar que não está pronto, e procurar cada vez mais informação.

Recomendo que compre os livros que você realmente irá ler, leia, e coloque os principais ensinamentos em prática imediatamente.

Esperar estar pronto para começar a praticar é ilusório, e irá apenas procrastinar e retardar as principais lições que você obterá com a prática. Simplesmente comece!

Anote os pontos chaves que você acha pode funcionar no seu caso, e coloque em prática. Você irá se surpreender como uma dica pode fazer uma grande diferença no seu anúncio ou carta de vendas.

Boa leitura e boa sorte!

Deixe uma resposta